sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Saiba mais sobre a viagem de ouro no Navio-Escola Brasil da Marinha


Guardas-Marinhas passam quase seis meses viajando por portos do mundo

Comandante Marcelo Nascimento Marinha Navio Escola Brasil  (Foto: Divulgação )O Chefe de Departamento de Máquinas do
Navio-Escola Brasil,  Marcelo Nascimento
(Foto: Divulgação )
Para coroar os quatro anos de estudo na Escola Naval, os alunos realizam uma grande viagem no Navio-Escola Brasil, a chamada “viagem de ouro”, quando passam seis meses embarcados, viajando pelo mundo e colocando em prática os conhecimentos adquiridos. “O Navio-Escola Brasil é de grande importância para nossa Marinha no que diz respeito à formação de nossos oficiais. Além de ver o navio operando, eles têm a oportunidade de acompanhar exercícios de simulação de guerra antiaérea, submarina e de superfície. Os alunos também têm aula de teoria e navegação astronômica, utilizando as informações dos astros e do Sol, no caso da falta ou da inexistência de posicionamento satélite”, explica o Capitão-de-Corveta Marcelo Nascimento, Chefe do Departamento de Máquinas do Navio Escola-Brasil.

O Navio-Escola Brasil foi construído em 1986 exclusivamente para oferecer o estágio supervisionado para os alunos, com salas de aula, auditórios e espaços para instruções e simulações táticas. A rotina dos guardas-marinhas (último posto antes dos alunos alcançarem o oficialato) é puxada: eles acordam às 6h, são divididos em grupos e seguem para as aulas teóricas e práticas. Das 11h30 às 13h eles param para o almoço e depois continuam estudando até as 16h15. “Atualmente, temos 195 guardas-marinhas no Navio-Escola Brasil. Após uma seleção, nossos melhores oficiais são destacados para dar instrução para eles”, diz Nascimento.

O Navio Escola-Brasil visitará 20 portos no Brasil e no exterior, entre os meses de julho e dezembro de 2011. Ele já passou por Salvador (BA), Tenerife (Espanha), Amsterdã (Holanda) e São Petersburgo (Rússia), e atualmente está em Hamburgo (Alemanha). Em cada parada, o navio é visitado por autoridades civis e militares, brasileiros a serviço do Estado e estrangeiros, bem como representantes da sociedade local a convite do governo brasileiro. Dessa forma, o Navio-Escola Brasil funciona como uma verdadeira embaixada brasileira flutuante, representando nosso país pelo mundo. “Temos uma sala reservada para a exposição Amazônia Azul, onde mostramos fotos e curiosidades sobre o Brasil, que tem uma área marítima maior do que a Amazônia”, revela o oficial.

Para Nascimento, que fez carreira na Marinha começando pelo Colégio Naval, é uma emoção renovada estar no Navio-Escola Brasil. “Fiz a viagem de ouro em 1999 e foi um momento muito marcante na minha vida. Aprendi muitas coisas e conheci vários países. Voltar ao Navio-Escola e passar um pouco da minha experiência não tem preço”, completa.

O Navio-Escola Brasil segue viagem e a próxima parada é no porto de Le Havre, na França, no dia 22 de agosto.

FONTE: http://redeglobo.globo.com


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário